top of page
laboral.jpg

O que é Ginástica Laboral

É a prática voluntária de atividades físicas realizadas pelos trabalhadores coletivamente dentro do próprio local de trabalho durante sua jornada diária.

Atualmente existem diferentes formatos de programas de ginástica, e quando se escolhe um determinado programa, fatores como ambiente de trabalho e o perfil dos funcionários devem ser criteriosamente avaliados.

Resultados que são observados rapidamente no ambiente de trabalho e que a atividade proporciona, é a redução da sensação de fadiga no final da jornada e o aumento na produtividade da empresa.

As esferas psicológicas e sociais também são beneficiadas por causa da ginástica, que contribuem no relacionamento social e o trabalho em equipe, desenvolvendo a consciência corporal.

A finalidade dessas atividades é a prevenção de lesões e usualmente baseia-se em técnicas de alongamento, distribuídas pelas várias partes do corpo e novas técnicas de posturas que ajudem os funcionários a ter uma rotina melhor e mais saudável.

É comprovado que a Ginástica Laboral é responsável pela redução de despesas por afastamentos médicos, lesões; e acidentes e perante os colaboradores e a sociedade, a imagem da instituição cresce e é elogiada.

Origem da Ginástica Laboral

Como forma de prevenção contra problemas causados por lesões musculares e demais distúrbios relacionados ao trabalho, a ginástica laboral surgiu como uma nova modalidade de atividade física.

Quando foi criada a Ginástica Laboral era conhecida como “Ginástica de Pausa” e vestígios apontam que a atividade iniciou-se na Polônia em 1925. Mais tarde, Holanda e Rússia aderiram a modalidade. Na década de 60 outros países da Europa foram atingidos pela nova modalidade e logo depois o Japão, onde a consolidação foi feita e tornou-se obrigatório GLC – Ginástica Laboral Compensatória.

Em 1973, a ideia foi implantada no Brasil, na escola de educação Feevale com um projeto de educação Física Compensatória e Recreação.

Keneth Cooper entende ter trazido para a medicina o conceito de exercício que dá saúde e alegria ás pessoa. (Marchesini, 2002).

A ginástica laboral veio com a ideia de suprir, em partes, esta necessidade de “espaço e liberdade”, de quebra de ritmo, tentando trazer um clima de descontração e boa saúde para o dia a dia do trabalhador.

É necessário realizar atividades deste tipo, que agreguem todos os funcionários. De acordo com a organização do trabalho a rigidez e monotonia do trabalho atacam primeiro e maciçamente a vida mental dos indivíduos. Assim acaba ocorrendo um desgaste bem maior devido ao esforço para manter-se sob controle.

Quando os trabalhadores começam a se exercitar, praticar dinâmicas juntos, descansar da tensão e do estresse causados por uma rotina de trabalho pesada, eles produzem mais. A ginástica laboral também serve para preencher uma carência de atenção e valorização das pessoas, sendo percebida como uma diferença da empresa para com eles e um sinal de humanização do ambiente de trabalho.

Tipos de Ginástica Laboral

Há diversos tipos de programas de ginástica laboral no mercado e a escolha de um determinado programa deve ser feita de acordo com a realidade de cada empresa, analisando espaço, funcionários e disponibilidade de tempo da equipe.

Os exercícios são definidos pelo profissional que realizará a atividade, aplicando de acordo com as necessidades e as exigências físicas laborais sobre as várias estruturas ósseas e musculares dos trabalhadores. Existem 3 tipos de ginástica laboral, que são aplicadas de diferentes formas: a Preparatória, Compensatória e Relaxamento.

Ginástica Laboral Preparatória

  • Duração entre 10 e 15 minutos realizadas antes do início da jornada de trabalho;

  • Constituída de aquecimentos e ou alongamentos específicos, como o alongamento muscular, para determinadas estruturas do corpo exigidas/utilizadas no trabalho;

  • O objetivo é a circulação sanguínea, lubrificar e aumentar a viscosidade das articulações e tendões.

 

Ginástica Laboral Compensatória

  • Duração entre 10 e 15 minutos realizadas durante a jornada de trabalho, adequando as posturas e interrompendo a monotonia operacional;

  • Praticada no próprio ambiente de trabalho ou em um espaço livre;

  • Descontração muscular e relaxamento, visando diminuir a fadiga e prevenir as enfermidades profissionais crônicas.

 

Ginástica Laboral Relaxamento

  • Duração entre 15 e 30 minutos realizadas no término da jornada de trabalho;

  • Tem o intuito oxigenar as estruturas musculares envolvidas na tarefa diária, evitando o acúmulo de ácido lático e proporcionando o relaxamento;

  • Previne lesões musculares;

  • Reduz os níveis de estresse;

  • Minimiza o esgotamento ao fim do dia;

  • Aumenta a sensação de vigor e bem-estar.

 

Benefícios e Resultados da Ginástica Laboral

O benefício é enorme porque com a realização dessas atividades ocorre uma redução de despesas por afastamentos médicos e gera um aumento nas produções trazendo conforto e estabilidade nas repartições.

Estatísticas mostram que há um retorno de 3 a 5 vezes sobre a verba aplicada por uma empresa em programas de ginástica e hábitos de saúde, considerando faltas, encargos sociais e outros fatores relacionados à saúde, afetando a produtividade da empresa.

O funcionário ficará satisfeito quando perceber que sua empresa zela por todos.

Além de manter as condições físicas do pessoal da empresa ainda promove mais união e admiração de todos os funcionários. Muitos colaboradores não sabem o quanto a ginástica pode fazer, às vezes por falta de informação. Exercitar-se no momento do trabalho pode evitar vários problemas físicos.

Além de ser uma grande arma contra o sedentarismo, estresse, depressão e ansiedade, também melhora a flexibilidade, força, coordenação, ritmo, agilidade e resistência, promovendo uma maior mobilidade e postura.

IMG_4102.jpg
bottom of page